Imagem: Daniel Coelho/Instagram
Às vésperas do projeto de regulação dos aplicativos de transporte ser votado na Câmara, os motoristas dos aplicativos Uber realizaram uma manifestação nesta segunda-feira (26) em Olinda.
O projeto de lei que regulamenta serviços de transporte com aplicativos é o destaque da pauta do Plenário da Câmara a partir de terça-feira (27).
A pauta teve origem na Câmara, ainda em 2016, e foi aprovada com uma série de restrições ao serviço. No Senado, porém, acabou sofrendo vetos, o que fez cair por terra, por exemplo, a exigência de que os veículos do Uber e similares tenham placas vermelhas e sejam submetidos ao licenciamento das prefeituras, como acontece com os táxis.
Os motoristas dos aplicativos demonstram preocupação com a possível aprovação do projeto, já que o texto do autor, Carlos Zarattini (PT-SP), atende a reivindicações dos taxistas que cobram regras mais duras para os aplicativos. O receio dos motoristas é que com a aprovação os serviços fiquem inviabilizados em território nacional.
Na mobilização desta segunda, que foi nacional, os motoristas pediram que os deputados aprovem a matéria com os vetos.
O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) e integrantes de outros movimentos favoráveis aos aplicativos estiveram no ato em Pernambuco.
“A aprovação da lei, naquele formato, viraria proibição no outro dia. Nossa luta amanhã será não para que a lei não seja aprovada, mas para que seja aprovada sem os itens [que prejudicam a categoria]”, disse o deputado Daniel Coelho.
Com informações, Folha PE e BandaB.