CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Cotidiano
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Gol inicia demissão de funcionários não vacinados contra a covid-19

Medida anunciada em agosto pela empresa entrou em vigor neste mês.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A companhia aérea Gol iniciou uma série de demissões de funcionários que não apresentaram certificado de vacinação contra a Covid-19.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sob alegação de total compromisso com a saúde pública, a companhia notificou o gesto, reiterando que a maioria dos seus colaboradores já estão com as dosagens completas.

De acordo com a Gol, o “número [de vacinados] revela o claro engajamento do público interno da companhia em uma atitude de cuidado com a própria saúde, de seus familiares, colegas de trabalho, clientes e de toda a sociedade.”

Ainda segundo a companhia, a solicitação do sistema vacinal compõe o quadro de diversas medidas adotadas desde o início da crise sanitária no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

“Estamos também atentos ao novo calendário do Ministério da Saúde de aplicação de doses de reforço para a população adulta já vacinada, incentivando nossos colaboradores a seguirem as recomendações dos órgãos competentes para caminharem conosco nesta retomada ainda mais protegidos e saudáveis”, diz a Gol.

A empresa, apesar disso, não registrou o número de funcionários demitidos e nem suas áreas de atuação.

A decisão, é claro, tem gerado polêmica e questionamentos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, por exemplo, supostos funcionários da Gol protestam contra a decisão da empresa de demitir os não vacinados. O conteúdo está no ar desde outubro.

Conforme registrou o Conexão Política, o governo federal chegou a publicar uma portaria do Ministério do Trabalho, divulgada no dia 1ºde novembro, que proibia empresas de demitir ou deixar de contratar funcionários que recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19.

No entanto, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou trechos do texto do governo.

>>> Leia detalhes mais abaixo sobre a decisão de Barroso

O parecer

Na decisão que suspendeu o trecho da portaria que considerava prática discriminatória a exigência de certificado de vacinação em processos seletivos e a demissão por justa causa em razão da não apresentação do documento, o magistrado ressaltou que as pesquisas indicam que a vacinação é ‘essencial’ para diminuir a transmissão da Covid.

De acordo com Barroso, funcionários sem imunização podem significar risco no ambiente de trabalho, representando “ameaça para a saúde dos demais trabalhadores, risco de danos à segurança e à saúde do meio ambiente laboral e de comprometimento da saúde do público com o qual a empresa interage”.

“O país e o mundo enfrentam uma pandemia de graves proporções. A enfermidade por Covid-19 mostrou-se altamente contagiosa e é responsável, no Brasil, pela impressionante cifra que ultrapassa 600.000 mortos”, escreveu.

O ministro frisou, inclusive, que o Supremo reconheceu a legalidade da imunização obrigatória em situação de pandemia, mas que a vacinação não pode ser à força.

“Em tais decisões, [o STF] afirmou que os direitos individuais devem ceder diante do interesse da coletividade como um todo no sentido da proteção ao direito à vida e à saúde”, pontuou.

“Não há comparação possível entre a exigência de vacinação contra a Covid-19 e a discriminação por sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade ou gravidez”, sustentou Barroso.

“Esses últimos fatores não interferem sobre o direito à saúde ou à vida dos demais empregados da companhia ou de terceiros. A falta de vacinação interfere”, acrescentou.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Cotidiano 8 das 10 cidades mais violentas do país estão em estados administrados pelo PT
  2. Cotidiano População em situação de rua vai de 198 mil para 392 mil em três anos e meio de governo Lula
  3. Cotidiano Empresário envia áudios dentro de porta-malas antes de ser encontrado morto em Pernambuco; ouça
  4. Cotidiano Ídolo brasileiro veterano é escalado de ‘última hora’ e surpreende o futebol