O grupo Globo Comunicação e Participações, maior grupo de mídia do país, teve faturamento de R$ 12,5 bilhões no ano passado. O montante representa queda de 11% no faturamento de 2019.
O lucro líquido consolidado da companhia, que em 2019 havia sido de R$ 752,5 milhões, caiu em 77,7%, registrando R$ 167,8 milhões.
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
PARTICIPE DO CANALDe acordo com um comunicado da emissora, a redução no lucro é devido ao “efeito da desvalorização do real sobre a dívida em dólar da empresa, sem efeito caixa”.
Conforme já noticiado pelo Conexão Política, a crise que ronda os setores de audiência, contratos, elencos e negociações do grupo parece estar longe de chegar ao fim.
A empresa da família Marinho, que recentemente interrompeu a produção de conteúdo próprio (como novelas), também sofreu revés nos direitos sobre a Libertadores, principal torneio de clubes da América do Sul e, no início de março, amargou mais uma derrota histórica ao perder a exclusividade da Liga dos Campeões, considerado o maior campeonato de futebol da Europa.
Na última terça-feira (23), a Globo emitiu a seguinte nota:
“Em decorrência do agravamento da crise pandêmica e das medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades locais, a Globo se antecipou e definiu que, a partir de hoje, dia 23 de março, as gravações das obras de dramaturgia serão interrompidas. Séries e novelas só deverão voltar a gravar no dia 5 de abril, ao final do prazo decretado pelas prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo”.
As dívidas em alta
Diante da queda de aproximadamente 17% no faturamento com publicidade, além do cancelamento de eventos que deveriam render patrocínios milionários, a Globo, que possui ligação com cerca de 14 mil colaboradores, apresentou um crescimento expressivo nas dívidas, registrando cerca de R$ 5,4 bilhões em dezembro do ano passado. Em 2019, a dívida estava em torno de R$ 3,7 bilhões.
A drástica redução de verbas publicitárias do governo federal foi concretizada. O discurso do presidente Jair Bolsonaro, que durante as eleições presidenciais prometeu acabar com a ‘mamata’ do grupo Marinho, realmente se materializou após o militar da reserva chegar ao Palácio do Planalto.
A TV Globo, nos últimos anos, teve uma redução brusca no valor de publicidade que recebe do governo federal. Com a gestão Bolsonaro, a verba foi reduzida em mais da metade.
Em 2018, a emissora faturou cerca de R$ 400 milhões líquidos com publicidade oficial do governo. Em 2019, no entanto, o valor despencou para entre R$ 150 milhões e R$ 170 milhões com campanhas de estatais e ministérios.
O corte poderia ter sido ainda maior se o Banco do Brasil não tivesse fechado patrocínio com a emissora no valor de R$ 79 milhões, que ocorreu antes da posse de Jair Bolsonaro, conforme informou, na época, o portal Notícias da TV.