Conecte-se conosco

Últimas

Leilão da tecnologia 5G no Brasil deve ocorrer em meados de julho

Anúncio foi feito pelo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra.

Publicado

em

James Yarema | Unsplash

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, disse nesta última quarta-feira (5) que o leilão do 5G provavelmente deve ocorrer no mês de julho.

“A expectativa é que em meados deste ano, provavelmente no mês de julho, a gente tenha efetivamente o leilão acontecendo e a partir daí, a implantação da estrutura se inicia”, declarou.

“Existem metas bastante fortes de investimentos. Por exemplo, no prazo de um ano depois do leilão, a gente vai ter todas as capitais brasileiras com 5G e a nossa expectativa é que a gente tenha todas as cidades brasileiras com mais de 30 mil habitantes obrigatoriamente com 5G até 2029”, acrescentou.

Coimbra explicou que a tecnologia 5G não é um 4G melhorado, como ocorreu como o lançamento do 4G, que era um 3G um pouco mais turbinado.

“O 5G ele traz uma diferença qualitativa em termos de aplicação e formas de uso que até então eram inimagináveis. Quando a gente olha para o Brasil hoje, para a economia brasileira, a pandemia da Covid-19 implicou na transformação digital acelerada das empresas”, afirmou.

O secretário explicou que muitas empresas que “não estavam, por exemplo, na internet, e que não utilizavam aplicações digitais tiveram forçadamente que partir para essas ferramentas”. “O 5G vai permitir que essa revolução econômica de transformação digital se perfaça com uma série de aplicações industriais permitindo que o Brasil cresça cada vez mais com uma produtividade do trabalho cada vez maior”, projetou.

Com informações, Agência Brasil.

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).