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O 'GPS Ideológico' da Folha de São Paulo que analisou diversos perfis no Twitter

Segundo a Folha, “o modelo analisa a afinidade entre essas quase duas milhões de contas no Twitter".

O jornal Folha de São Paulo inseriu diversos políticos, portais de notícias, internautas e youtubers numa imensa lista denominada de ‘GPS Ideológico’, que, segundo eles, visa analisar e detalhar o comportamento de 1,7 milhão de usuários e influenciadores políticos no Twitter.

Os autores da matéria classificam os dados como forma de posicionar perfis que são considerados influenciadores nos segmentos políticos, do ponto mais à direita ao mais à esquerda.

A localização nesse ‘mapa ideológico’ é considerada por meio da afinidade do perfil-influenciador e seus seguidores.

Dessa forma, a ferramenta detalha para qual público o perfil mais fala ou representa na rede.

O autor do algoritmo é o cientista político Pablo Barberá, da London School of Economics.

Mais à esquerda

Segundo os dados apresentados pela Folha, a Mídia Ninja e a Carta Capital reúnem um público mais à esquerda.

O algoritmo desenvolvido pelo cientista político Pablo Barberá posicionou à Folha e o G1 no centro do eixo.

Desse modo, ao meu ver, esse foi o maior exagero da matéria, pois todos nós sabemos que as mídias como Folha e G1 passam a maior parte do tempo alardeando notícias distorcidas contra o governo e a Direita.

Portanto, este é um motivo suficiente para os colocar longe da neutralidade.

No Centro-direita

Guinando numa espécie de “centro-direita”, aparecem a Jovem Pan e O Antagonista.

Mais à direita

O Conexão Política foi citado entre as 7 mídias mais influentes do eixo analisado.

Sendo a mídia de direita com o maior engajamento — reunindo um público que, de acordo com o gráfico, é considerado mais à direita.

Reprodução | Folha de São Paulo

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