Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Últimas

Programa de ‘resistência às drogas’ (Proerd) será obrigatório em colégios do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou nesta segunda (29) uma lei, de autoria da deputada Lucinha (PSDB), que obriga escolas públicas e privadas do Estado a adotarem o programa de “resistência às drogas”. A ideia, segundo o texto, é propiciar “um forte elo entre as escolas e as comunidades em que atuam, fortalecendo o trinômio: polícia militar, escola e família”.

As escolas terão que procurar os batalhões militares de suas áreas para formalizar a inscrição no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa será ministrado por policiais, com o auxílio do corpo docente.

Na justificativa do projeto, Lucinha fala em uma aula por semana durante o semestre, embora a lei não defina a periodicidade das mesmas.

Policiais militares vão lecionar em todas escolas do RJ sobre 'resistência às drogas' — Foto: Divulgação

O Proerd tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), nos Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

Comentários

Jornal digital comprometido com a cobertura e a análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | FALE CONOSCO: contato@conexaopolitica.com.br

Política

Decisão saiu no Diário Oficial da União de hoje

Últimas

Juíza disse que não houve nenhuma mudança que justifique revogação

Judiciário

Defesa alega falta de tempo para analisar laudos juntados ao processo

Últimas

Início das filmagens estava prevista para 16 de maio.