Conecte-se conosco

“Temos pressa por vacina segura e eficaz”, diz Bolsonaro

Publicado

em

Isac Nóbrega | PR

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (27) que “tem pressa” por uma “vacina segura, eficaz e com qualidade”.

A declaração ocorreu após uma série de críticas contra ele, uma vez que diversos países já estão dando início ao processo de imunização contra a covid-19.

O chefe do Executivo disse que não se sente pressionado, assegurando que é preciso ter cautela e responsabilidade, principalmente diante das reações adversas.

“Temos pressa em obter uma vacina, segura, eficaz e com qualidade, fabricada por laboratórios devidamente certificados. Mas a questão da responsabilidade por reações adversas de suas vacinas é um tema de grande impacto, e que precisa ser muito bem esclarecido. O presidente da República, caso exercesse pressões pela vacina, seria acusado de interferência e irresponsabilidade”, declarou Bolsonaro.

“Existem 4 laboratórios que desenvolvem estudos clínicos de vacinas no Brasil. Contudo, nenhum deles, até agora, apresentou junto à Anvisa, pedido de uso emergencial ou de registro. A Anvisa é uma agência de Estado, não de governo. Sua atuação é independente e reconhecida no mundo todo, pela excelência do trabalho dos seus servidores”, apontou.

Por fim, o presidente voltou a frisar que a vacinação será gratuita e não obrigatória.

“Tão logo um laboratório apresente seu pedido de uso emergencial, ou registro junto à Anvisa, e esta proceda a sua análise completa e o acolha, a vacina será ofertada a todos, e de forma gratuita e não obrigatória”, completou.

Jornalista, professor e comentarista político. Cobre os bastidores de Brasília no Conexão Política.