Nenhum outro chefe de poder da República compareceu ao desfile cívico-militar em Brasília (DF) ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, não marcaram presença no ato.
Lira está em Maceió (AL) durante todo o dia, cumprindo compromissos de campanha. Ele só deve embarcar para a capital federal no período da noite.
Já Pacheco, por sua vez, vinha dizendo a aliados que relutaria em marcar presença por temer que o evento fosse transformado em um palanque político.
O presidente do STF foi aconselhado a ir somente se a cúpula do Legislativo comparecesse. Como isso não aconteceu, ele não esteve na cerimônia.
Nas redes sociais, o presidente do Senado afirmou que as comemorações “precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e ao Estado de Direito”.
Já o presidente da Câmara escreveu que “o Brasil independente é sempre o que olha para frente”. Ainda de acordo com ele, “o 7 de setembro de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos”.