Janja faz participação em live retransmitida pela TV Brasil, cita ação do governo Lula e é criticada na web

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, fez uma participação nesta terça-feira (7) no quadro “Papo de Respeito”, retransmitida pelas plataformas digitais da TV Brasil, veículo público de comunicação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

A roda teve como tema o “enfrentamento à violência contra a mulher”e contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além da atriz Luana Xavier.

Receba notícias instantâneas do Conexão Polítca no seu WhatsApp

Receba notícias instantâneas do Conexão Polítca no seu WhatsApp

PARTICIPE DO CANAL

De ímpeto, ao abrir a transmissão ao vivo, a primeira-dama mencionou o chefe do Executivo nacional.

— Uma das peças-chave da campanha do presidente Lula foi a recriação do Ministério das Mulheres. A gente vem enfrentando o aumento no número de feminicídios nos últimos anos. A gente vai falar um pouco sobre isso e como a mulher pode se defender — declarou Janja.

Logo depois, sem apresentar provas, a primeira-dama relacionou o aumento desses crimes contra mulheres com o crescente acesso dos brasileiros ao porte de arma de fogo.

— Em 2018, nós tivemos 1.229 casos de feminicídio. Em 2019, já foram 1.330. Em 2020, 1.354. Em 2021, 1.341. E no primeiro semestre de 2022, sendo que os números ainda não estão finalizados, já foram 700 casos. E eu tenho comigo que há uma relação direta dos casos de feminicídio com o aumento do porte de armas que foi banalizado no Brasil — sustentou a esposa de Lula.

A participação, no entanto, não agradou os internautas. Diversos usuários criticaram a inclusão de Janja na grade da TV Brasil.

A reprovação, inclusive, partiu até mesmo de simpatizantes do lulipetismo.

— A primeira-dama, Rosângela da Silva, estreou como apresentadora da TV Brasil, emissora pública, mentida pela EBC, que de acordo com a Constituição, deveria ser independente do governo. Em um desvirtuamento da empresa, Janja estrou falando sobre ações do presidente Lula — escreveu o jornalista Renato Souza.

— É falso que a primeira-dama Janja era apenas uma convidada em um programa transmitido nas redes da TV Brasil. Apesar do problema de áudio inicial, fica claro que ela é quem apresenta a atração e anuncia duas convidadas. Logo no 1º minuto, ela cita a campanha de seu marido, Lula — disse o também jornalista Samuel Pancher.

Em nota, a assessoria da primeira-dama, Janja, afirmou que “a TV Brasil Gov é um canal nas redes sociais e foi usada numa ação interministerial, para a divulgação de temas de interesse público”. Disse também que não se trata de um programa na TV Brasil e que ela deverá fazer outras ações do tipo.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também