O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou nesta segunda-feira (3) que o governo federal está empenhado em garantir que o Senado mantenha o texto aprovado pela Câmara referente ao “PL das blusinhas”, que estabelece a taxação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50.
O projeto foi aprovado na Câmara após um acordo entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nova taxação aplica-se a compras feitas em plataformas como Shein, Shopee e AliExpress. Atualmente, essas compras são taxadas apenas pelo Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com uma alíquota de 17%.
Na Câmara, a inclusão da taxação de compras internacionais foi feita como um “jabuti” no projeto que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O termo “jabuti” é um jargão político usado para descrever temas que são inseridos em um projeto sem ligação direta com o assunto principal.
O PL Mover original do governo federal visa incentivar o desenvolvimento tecnológico e a produção de veículos com menores emissões de gases do efeito estufa, prevendo incentivos de R$ 19,3 bilhões em cinco anos e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsAppAlém da taxação das compras internacionais, os deputados adicionaram outros pontos ao projeto, incluindo a exigência de uso de conteúdo local na exploração e escoamento de petróleo e gás. Também foram estipuladas multas para o descumprimento dos percentuais de conteúdo local, que variam conforme o caso.