Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Congresso

‘Não há dúvida’ de que as urnas eletrônicas são confiáveis, diz Lira

Presidente da Câmara evitou confrontar voto impresso. Disse não ver problema em mais auditorias.

Marcelo Camargo | Agência Brasil
Marcelo Camargo | Agência Brasil

Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (28) que “não há dúvida” sobre a confiabilidade do processo eletrônico de votação no Brasil.

“Eu sempre disse, fui eleito já para oito mandatos […] nesse sistema. Não há dúvida que o sistema é confiável”, declarou o congressista.

Lira, contudo, evitou confrontar a proposta do voto impresso auditável. Sobre o assunto, disse que o tema pode ser discutido, já que é uma demanda de grande parte da população e parlamentares.

“Não vejo nenhuma dificuldade em algum momento aumentar o rigor de auditagem nas urnas. Eu confio na Justiça Eleitoral”, acrescentou.

O presidente da Câmara descartou ainda qualquer possibilidade de ruptura ou riscos à democracia. Na visão dele, não deve prosperar no país outro sistema que não seja o de eleições.

“Não há possibilidade de ruptura institucional, de qualquer risco à democracia […] Muitas polêmicas são feitas quando qualquer Poder às vezes interfere nos limites da atribuição do outro e causa algum tipo de desgaste. Nós temos que ter sempre a serenidade para colocar cada um dentro do seu quadrado, dentro dos seus limites constitucionais, sempre com harmonia, mas com a independência necessária”, avaliou.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Congresso

Presidente da Câmara afirma que iniciativa foge ao escopo da CPI.

Política

Ex-presidente destacou a entrada de uma 3ª via.

Congresso

Presidente da Câmara foi questionado sobre embate entre Executivo e Judiciário.

Mundo

"O que vimos no meu país é só uma planta do que vai acontecer no Brasil", alertou.