Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Governo

Conheça Adolfo Sachsida, novo ministro de Minas e Energia que enfrentará alta dos combustíveis

Considerado “Bolsonarista raiz”, ele substituirá Bento Albuquerque no comando da pasta.

Anderson Riedel | PR

Bento Albuquerque não é mais o ministro de Minas e Energia. O decreto com a exoneração do cargo, a pedido, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11).

Para o lugar dele, o chefe do Executivo nomeou Adolfo Sachsida, servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia e é homem de confiança do ministro Paulo Guedes.

Sachsida é doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele também é advogado, especializado em Direito tributário.

Em seu perfil no Twitter, o novo chefe da pasta agradeceu ao mandatário pela “confiança” e também ao ministro da Economia. Citou o ex-ministro Bento Albuquerque “pelo trabalho em prol do país”.

“Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu.

Adolfo Sachsida é considerado “Bolsonarista raiz” e auxilia Jair Bolsonaro com ideias econômicas desde 2016. No fatídico 7 de setembro, por exemplo, esteve na Esplanada dos Ministérios para protestar contra o autoritarismo do Judiciário e costuma usar as redes sociais para manifestar apoio ao presidente.

A missão não será fácil. Ele terá pela frente o imbróglio envolvendo a Petrobras e a escalada de preços dos combustíveis no país e, além disso, enfrentará inúmeros desafios no setor elétrico, como o monitoramento das tarifas de energia, e o processo de privatização da Eletrobras.

Comentários

FALE COMIGO: davy@conexaopolitica.com.br — chefe de redação do Conexão Política e natural do Rio de Janeiro (RJ).

Governo

Ministro de Minas e Energia entregou ao chefe da Economia solicitação de estudos para desestatização.

Governo

Índice de preço no país está neste momento em seu pico.

Governo

Estatal de energia passará para o controle privado.

Economia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a privatização da Eletrobras é essencial, necessária para o consumidor brasileiro e principalmente para...