ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Paulo Maluf tem penas extintas por Edson Fachin, do STF

As exigências do benefício natalino enquadra o veterano político, sustenta o magistrado.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Em decisão proferida nesta terça-feira (16), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou o término das penas de prisão para o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, de 91 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro considerou que o ex-parlamentar atendeu aos requisitos estabelecidos no decreto de indulto natalino, emitido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Fachin observou que Maluf tem mais de 70 anos e já cumpriu mais de um terço da sua pena.

O indulto se aplica apenas às penas privativas de liberdade, enquanto os demais efeitos da condenação em duas ações penais permanecem inalterados.

Segundo informações do STF, as penas totalizam 10 anos, 6 meses e 10 dias. Considerando a idade de Maluf, ele já teria cumprido mais da metade desse período. O ministro também ressaltou que tanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto o Conselho Penitenciário de São Paulo se manifestaram favoravelmente à concessão desse benefício.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Em uma das ações penais, o ex-prefeito foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro, além da perda do mandato parlamentar e da proibição de exercer cargos públicos. Em outra ação, recebeu uma sentença de 2 anos e 9 meses de reclusão por falsidade ideológica para fins eleitorais.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Gilmar fala que Nunes está ‘ferrado’ e é bloqueado pelo colega no WhatsApp, diz jornal
  2. Judiciário Moraes defende contrato de R$ 131 milhões do Master com escritório da família
  3. Judiciário Afastamento, renúncia ou impeachment: 75% dos brasileiros defendem medida contra Moraes, aponta Datafolha
  4. Judiciário Zanin diz que não há entre ministros do STF ‘hierarquia’ e determina que PF entregue dados de Vorcaro ao seu gabinete