CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Petistas demonstram preocupação com TSE e Lula se aproxima de Nunes Marques

Aliados do governo temem composição da Corte em 2026, enquanto presidente articula pontes com futuro chefe do Tribunal.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) têm demonstrado preocupação com a composição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o período eleitoral de 2026, cenário que teria levado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reforçar o diálogo institucional com o ministro Kassio Nunes Marques.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com informações publicadas pelo Poder360, integrantes da sigla avaliam que o ambiente dentro da Corte eleitoral pode se tornar mais delicado para o governo nos próximos anos, especialmente diante da presença de ministros vistos por setores petistas como mais alinhados ao campo conservador.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Nos bastidores de Brasília, aliados de Lula afirmam que a aproximação faz parte de uma estratégia voltada à preservação do diálogo entre o Palácio do Planalto e diferentes integrantes do Judiciário. Ainda assim, dirigentes do PT acompanham com atenção a futura composição do TSE, responsável por conduzir o processo eleitoral de 2026.

Nunes Marques, indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deverá comandar o tribunal eleitoral durante parte do próximo ciclo presidencial. A vice-presidência da Corte ficará com o ministro André Mendonça, também indicado pelo ex-mandatário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

O tema ganhou repercussão após o convite feito por Nunes Marques para que Bolsonaro participe da cerimônia de posse na presidência do TSE. Nos bastidores políticos, o gesto foi interpretado por integrantes do governo como um movimento de relevância simbólica dentro do atual cenário de polarização política no país.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Moraes mantém condenação, e bolsonarista mais votado pode ficar fora das eleições por post nas redes
  2. Judiciário Fachin emite comunicado no STF após ações dos Estados Unidos sob Trump
  3. Judiciário Covid-19: Nunes Marques arquiva ação do PSOL contra ex-presidente Bolsonaro
  4. Judiciário Procuradoria pede condenação de Lula por propaganda eleitoral antecipada