ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presidente do TJ do Rio manda bares e restaurantes fecharem às 17h na capital

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A Justiça manteve o horário de 17h para o fechamento obrigatório de bares e restaurantes, conforme decreto editado pelo prefeito Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A decisão, exarada neste sábado (6), cassa liminar concedida na última sexta-feira (5) à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que permitia a abertura até as 20h.

O pleito foi concedido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, após recurso impetrado pela Procuradoria-Geral do Município. Na decisão, Figueira destacou que compete ao Executivo decidir sobre as medidas necessárias para a prevenção à Covid-19.

“Cabe ao Poder Executivo, com exclusividade, adotar as medidas que entender razoáveis e necessárias para a circulação de pessoas e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Na hipótese em tela, o município determinou medidas rigorosas que efetivamente interferem na atividade comercial e na liberdade de locomoção, considerando a proibição de lojas funcionarem, seja no horário normal, seja com horário reduzido, além de vedar as pessoas de se movimentarem na cidade em horário definido na norma”, escreveu o desembargador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Segundo ele, o fechamento dos bares e restaurantes não significa a interrupção da prestação de serviços, que podem ser feitos pelo sistema delivery.

Em seu pedido de liminar, a Abrasel argumentou que foi dispensado tratamento diferenciado aos demais setores de atividades econômicas com atendimento ao público, como shopping centers, academias de ginástica e salões de beleza, autorizados a funcionar de 6h às 20h.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário OAB apresenta plano para mexer diretamente em uma das maiores vantagens dos ministros do STF
  2. Judiciário O movimento internacional promovido por Nunes Marques
  3. Judiciário Mesmo após o STF derrubar, Dino e Moraes falam em rediscutir obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo no Brasil
  4. Judiciário Suzane von Richthofen teve saídas temporárias por anos, mas filhos de Bolsonaro são barrados por Moraes no Dia dos Pais