ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

TSE derruba decisão que tornou Crivella inelegível

Direitos políticos do ex-prefeito foram restabelecidos.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta última terça-feira (5), confirmar o afastamento da inelegibilidade do ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na mesma decisão, por unanimidade, os ministros aplicaram multa de R$ 15 mil ao político.

Crivella foi considerado inelegível por oito anos, em setembro do ano passado, em um julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Na ocasião, ele também foi condenado por abuso de poder político, pela participação de funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) em um encontro de apoio a seu filho, Marcelo Hodges Crivella, que concorria a deputado federal, em 2018, mas não se elegeu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

A inelegibilidade estava afastada desde outubro de 2020, quando o ministro Mauro Campbell Marques, por meio de uma liminar, atendeu ao pedido feito pela defesa. Crivella disputou as eleições do ano passado, mas foi derrotado pelo atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD).

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Gilmar fala que Nunes está ‘ferrado’ e é bloqueado pelo colega no WhatsApp, diz jornal
  2. Judiciário Moraes defende contrato de R$ 131 milhões do Master com escritório da família
  3. Judiciário Afastamento, renúncia ou impeachment: 75% dos brasileiros defendem medida contra Moraes, aponta Datafolha
  4. Judiciário Zanin diz que não há entre ministros do STF ‘hierarquia’ e determina que PF entregue dados de Vorcaro ao seu gabinete