Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Mundo

ONU pede que Brasil receba haitianos acampados na fronteira dos EUA

Entidade indagou sobre a possibilidade de receber cidadãos do país caribenho.

Zach Vessels | Unsplash

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu formalmente ao governo brasileiro que receba imigrantes haitianos acampados ao longo da fronteira entre Estados Unidos e México.

De acordo com a agência Reuters, o braço de imigração da Organização das Nações Unidas (ONU) quer que o Brasil receba haitianos com filho brasileiro, ou que tenham passado em solo tupiniquim antes de ingressar no México em sua jornada rumo aos Estados Unidos.

Especula-se que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, tenham discutido a proposta na última terça-feira (21), em Nova York.

Em nota, a OIM afirmou que possui “um programa de retorno voluntário que auxilia imigrantes de várias nacionalidades”. Sem dar detalhes, declarou que “a implantação deste programa exige um acordo entre os países desenvolvidos”.

O Haiti é o país mais pobre das Américas. Depois que o presidente Jovenel Moïse foi assassinado em julho, a crise política e econômica só aumentou. Como se não bastasse, a região ainda lida com desastres naturais e foi atingida por um terremoto no mês passado.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

País caiu 58 posições em listagem com mais de 100 nações.

Últimas

Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública diz que país teve 130 mortes/dia em 2021.

Governo

Ingresso no chamado 'clube dos ricos' é caminho natural, avalia o vice-presidente.

Mundo

Bulgária, Croácia, Peru e Romênia também avançaram na adesão à entidade.

----- CLEVER ADS -----