CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Política
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Direita vence na Colômbia; direita conquista maioria e vai ao 2º turno

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

Abelardo de la Espriella, do movimento Defensores de la Patria, venceu o primeiro turno das eleições presidenciais da Colômbia neste domingo (31) e disputará a presidência com o senador Iván Cepeda, candidato do Pacto Histórico apoiado pelo presidente Gustavo Petro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com 97,58% das mesas apuradas, De la Espriella registrava 43,77% dos votos, contra 40,88% de Cepeda. A senadora Paloma Valencia, candidata do Centro Democrático uribista, ficou com 6,91% e está eliminada. O segundo turno está marcado para 21 de junho.

Foto: WHoP

O resultado inverteu a projeção das pesquisas. A Invamer dava 44,6% a Cepeda e 31,6% a De la Espriella. A Guarumo apontava para segundo turno entre os dois, mas com Cepeda na liderança. De la Espriella encerrou a contagem preliminar com vantagem de aproximadamente 667 mil votos sobre o candidato do Pacto Histórico.

Os dois juntos superaram a votação obtida por Petro no primeiro turno de 2022. A participação eleitoral foi de 57,63% do eleitorado, superando em cerca de 2,4 milhões de votos o comparecimento de 2022.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

De la Espriella construiu a campanha como independente, sem mandato eletivo anterior, com discurso de segurança, militarização e fim da política de “Paz Total” de Petro. Cepeda, senador e defensor histórico dos direitos humanos, prometeu continuidade nos programas sociais do governo atual.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Política Riedel lidera disputa ao governo de MS com mais do dobro do segundo colocado
  2. Política Nikolas Ferreira lança ‘supertime’ à Assembleia de Minas Gerais
  3. Política Casos de feminicídio batem recorde no Brasil pela quarta vez consecutiva
  4. Política Oito das dez cidades mais violentas do Brasil ficam em estados governados pelo PT; veja a lista