Política
'Queda de Lula foi mentira para evitar que ele fosse ao Brics', diz aliado de Nicolás Maduro
Assuntos
Política
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou neste sábado (26) que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, teria manipulado a história de um acidente doméstico para evitar sua participação na Cúpula do Brics, realizada na Rússia entre 22 e 24 de outubro.
Segundo Saab, “fontes diretas e próximas do Brasil” informaram que Lula teria usado o acidente como um “álibi” para não comparecer ao evento. Saab, que é próximo ao governo de Nicolás Maduro, argumentou que a reaparição de Lula em público, aparentemente em boa saúde, reforça a desconfiança. “O que circulou fortemente como rumor parece ser confirmado por um vídeo divulgado ontem, onde se vê o presidente Lula em pleno uso de suas faculdades”, afirmou o procurador.
Saab declarou que a suposta ausência de Lula na cúpula foi uma tentativa de “perpetrar o veto contra a Venezuela” e de evitar uma responsabilidade com o presidente Vladimir Putin e os demais líderes presentes, em particular com Nicolás Maduro. Ele também alegou que o episódio expõe um “grande mal-estar na esquerda latino-americana”, e criticou Lula por, segundo ele, “seguir obedientemente as instruções dos inimigos históricos” dos venezuelanos.
Em uma nota oficial, o Ministério Público da Venezuela expressou “indignação e vergonha” pelo que considerou uma “agressão inexplicável e imoral” do Itamaraty contra o governo venezuelano e a Revolução Bolivariana.
Mais notícias
Mais artigosAÇÃO SUPREMA
Moraes pode tomar decisão sobre prisão de Bolsonaro nesta quarta-feira
Defesa nega violação de medidas cautelares e diz que ex-presidente não controla publicações de terceiros; vídeo com tornozeleira gerou indignação no STF.
INTERFERÊNCIA ELEITORAL
Decisões de Moraes travam articulações do PL para 2026
Com Bolsonaro silenciado, direita enfrenta obstáculos na construção de estratégias para as eleições do próximo ano.
BAIXA SOCIAL
Governo Lula promove maior corte mensal da história no Bolsa Família, aponta relatório
Dados obtidos pelo portal Poder360 mostram que houve exclusão de 855 mil famílias entre junho e julho de 2025.
ELEIÇÕES 2026
Romeu Zema irá lançar pré-candidatura à Presidência da República
Partido Novo diz que tem o aval de Bolsonaro e fará evento em São Paulo.
POR 5 MINUTOS
Barroso fica preso em elevador durante evento na sede da OAB no Ceará
Presidente do STF ficou detido no equipamento ao lado da presidente da OAB-CE e brincou com o episódio durante palestra
NA MIRA
Moraes proíbe Bolsonaro de falar com quase 200 pessoas, autoridades estrangeiras e embaixadores; veja a lista
Medida imposta pelo STF inclui uso de tornozeleira, toque de recolher, proibição de redes sociais e restrição de contato com aliados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com essa condição. Termos de Uso e Política de Privacidade