Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Últimas

Fábio Faria anuncia instalação de fibra ótica de alta velocidade entre Brasil e Europa

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa do programa Voz do Brasil.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quinta-feira (10) que o Brasil implantará um novo cabo submarino de fibra ótica que irá revolucionar a comunicação entre o território brasileiro e a Europa.

O cabo de alta capacidade ligará Fortaleza (CE) a Sines, em Portugal, com previsão de expansão para pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa.

Há uma estimativa de que o projeto esteja concluído até meados de 2021.

O investimento gira em torno de R$ 1 bilhão e será implantado pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra.

Segundo o Ministério das Comunicações, a iniciativa abrirá caminhos para o 5G no país, além de proporcionar o tráfego de dados a 72 Tbps e latência de 60 milissegundos.

“Na segunda-feira (14), faremos o lançamento de um cabo submarino de fibra ótica que vai sair de Fortaleza até Sines, em Portugal. Serão mais de 6 mil quilômetros. Estimamos que até o segundo trimestre do ano que vem estará pronto”, disse o ministro Fábio Faria.

“O cabo, em alguns lugares, chega a 5 quilômetros de profundidade. É algo impensável, inimaginável, mas agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa. É uma grande entrega do Ministério das Comunicações que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados”, acrescentou.

Ao todo, serão lançados e ancorados 6 mil quilômetros de cabos de alta capacidade que devem conectar a capital cearense a Portugal.

Com a nova tecnologia, a capacidade de transmissão de dados é 7 mil vezes maior que a atual, que inclusive é destinado exclusivamente ao tráfego de voz.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Economia

Para ele, Magalu pode ser protagonista no processo de digitalização do varejo no país.

Mundo

Viajantes que receberam substâncias aprovadas na Europa não precisam mais realizar quarentena.

Mundo

Entidade indagou sobre a possibilidade de receber cidadãos do país caribenho.

Mundo

Exceção se aplica para viajantes que forem ao país por motivos considerados essenciais.