Conecte-se conosco

Mundo

Nova política de privacidade do WhatsApp, que obriga o compartilhamento de dados com o Facebook e parceiros, não se aplicará aos cidadãos da UE

Publicado

em

Em breve, o WhatsApp apresentará novos termos e condições detalhando como o aplicativo interage com o Facebook e outros serviços da empresa controladora. As novas condições são obrigatórias para ainda poder usar o WhatsApp.

Nesta semana, o WhatsApp passou a emitir uma mensagem sobre a atualização da política de privacidade do App para informar que seu usuário será obrigado a compartilhar os dados e as conversas com as empresas parceiras do Facebook, se quiser continuar utilizando o serviço de chat. As mudanças entram em vigor a partir de 8 de fevereiro.

O aplicativo de chat passará a compartilhar com os parceiros do Facebook informações e dados do usuário.

Mas isso não se aplicará aos cidadãos da União Europeia (UE). Em 2018, o WhatsApp teve que se comprometer a não compartilhar dados com o Facebook na UE para evitar uma multa. Nesse ínterim, o Facebook sempre buscou formas de cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e ainda trocar dados com o WhatsApp.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), acordado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho em abril de 2016, substituiu a Diretiva de Proteção de Dados 95/46/ec em 2018 como a lei primária que regula como as empresas protegem os dados pessoais dos cidadãos da UE.

Para residentes na UE, diferentes condições se aplicam, nas quais o compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook é explicitamente excluído.

Aqui você encontrará os novos termos e condições do WhatsApp para cidadãos da UE – que excluem o compartilhamento de dados com o Facebook.
Aqui você encontra as novas condições do WhatsApp para fora da Europa.

Condições do WhatsApp para 2021: compartilhamento de dados com Facebook

As medidas têm consequências de longo alcance para os cidadãos fora da UE. O WhatsApp irá, entre outras coisas, compartilhar seu número de telefone com o Facebook.

Três mudanças foram incluídas nas novas condições:

– Como o WhatsApp lida com seus dados.
– Como as empresas podem usar os serviços do Facebook para armazenar e processar seus bate-papos do WhatsApp.
– Como funciona o WhatsApp com o Facebook para integração de serviços e produtos com o Facebook.

As novas condições para fora da UE também estabelecem que o WhatsApp pode compartilhar seus dados com o Facebook e outras empresas parceiras do Facebook. Isso diz respeito ao seu número de telefone, suas interações com outras pessoas, seu endereço IP, suas atividades realizadas no serviço, incluindo como interage com outras contas e empresas, dados de transações e outros dados do seu dispositivo móvel.

Com as condições anteriores de 2016, o usuário do aplicativo de bate-papo ainda tinha a opção de desabilitar o compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook uma vez, mas isso não é mais possível com as novas condições.

Se o usuário quiser continuar usando o WhatsApp depois de 8 de fevereiro de 2021, ele será obrigado a aceitar as novas condições. As condições também foram renovadas para os cidadãos da UE, mas tem claramente menos impacto do que para os cidadãos fora da UE.