CONEXÃO POLÍTICA
ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Indicada por Lula, presidente do STM diz que Bolsonaro pode perder a patente de capitão

Eventual julgamento de Bolsonaro pela Corte depende do andamento da investigação sobre a suposta trama golpista e de um parecer do MP.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

A nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou nesta quarta-feira (12) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser julgado pela Justiça Militar e perder sua patente de capitão da reserva do Exército.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A possibilidade depende da investigação sobre os eventos de 8 de janeiro e de um parecer do Ministério Público Militar (MPM), que analisará se Bolsonaro cometeu crimes militares, além dos crimes comuns sob julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), como suposto golpe de Estado e suposta tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo a ministra, o STM poderia atuar no caso por meio de um conselho de justificação ou se for identificada a prática de crimes militares, como incitação à tropa. Outros militares envolvidos nos atos de janeiro também podem ser julgados pela corte castrense por crimes específicos, como ofensas a superiores.

Maria Elizabeth Rocha é a primeira mulher a presidir o STM em 217 anos. Seu mandato será de dois anos. Durante seu discurso de posse, enalteceu sua visão alinhada ao feminismo, agradeceu ao presidente Lula por sua indicação ao tribunal em 2007 e expressou a expectativa de que mais mulheres sejam nomeadas para cargos no Judiciário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

No último domingo, Lula indicou a advogada Verônica Abdalla Sterman para assumir um cargo no STM. Sua nomeação ainda depende de aprovação do Senado, após sabatina.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Os comentários estão fechados para esta matéria.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Suzane von Richthofen teve saídas temporárias por anos, mas filhos de Bolsonaro são barrados por Moraes no Dia dos Pais
  2. Judiciário Moraes mantém condenação, e bolsonarista mais votado pode ficar fora das eleições por post nas redes
  3. Judiciário Fachin emite comunicado no STF após ações dos Estados Unidos sob Trump
  4. Judiciário Covid-19: Nunes Marques arquiva ação do PSOL contra ex-presidente Bolsonaro