Ministério suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (30) uma portaria que suspende, em todo território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.

De acordo com a Agência Brasil, a medida tem caráter preventivo, com validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.

Nas últimas horas, o Chile confirmou seu primeiro caso de gripe aviária em um homem de 53 anos. Desde dezembro do ano passado, o vírus já havia sido detectado em aves silvestres, lontras e lobos-marinhos em 13 das 16 regiões do país sul-americano.

A portaria do governo federal brasileiro também suspende, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

A suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, afirma o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Leia também