Bilynskyj aciona PGR para incluir Flávio Dino no inquérito das fake news

O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) denunciou ministro da Justiça, Flávio Dino, à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o parlamentar, Dino disse falsamente, em vídeo, que o estímulo ao comércio de armas ilegais ocorreu no governo Jair Bolsonaro (PL) devido às políticas positivas de armamento para a população. O ofício também foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

— Esta informação, além de ser um absurdo, é uma inverdade. O ministro Flávio Dino joga esta declaração nas redes sem apresentar um dado que comprove esta tese, acusando os cidadãos de bem de financiarem o comércio ilegal de armas, ignorando totalmente a entrada de armas pelas fronteiras molhadas e secas do Brasil — disse Bilynskyj.

De 2019 a 2022, sob a gestão Bolsonaro, houve uma disparada armamentista no país, com recorde no registro legal, ultrapassando um milhão de novas adesões. A medida vai de encontro ao Estatuto do Desarmamento, votado em plebiscito em 2005, quando 65% da população brasileira disseram não ao desarmamento e sim ao comércio do setor.

— O combate às armas legais e na mão de cidadão de bens, promovida por governos petistas ao longo dos últimos 20 anos, estimulou o comércio ilegal de armas entre criminosos — rebateu Bilynskyj.

Em 2022, o número de assassinatos no Brasil caiu 1% em relação a 2021, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) — atingindo seu menor número da história do país. Já em 2022, foram registrados, ao todo, cerca de 40 mil mortes em todo o país no ano passado. Para Bilynskyj, parte da efetividade é fruto do direito à legítima defesa do cidadão.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também