Demanda por crédito cai 10,2% em fevereiro, puxada por micro e pequenas empresas

A procura de empresas brasileiras por crédito apresentou queda de 10,2% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2022, conforme dados da Serasa Experian.

O recuo foi impulsionado pelas micro e pequenas empresas (MPEs), que sozinhas tiveram retração de 10,9%.

Já os negócios de médio e grande porte tiveram alta de 17,1% e 26,9%, respectivamente, na comparação com fevereiro do ano passado.

Entre os outros segmentos, a maior queda na busca por crédito foi verificada no setor de Serviços (-16,0%), seguido por Indústrias (-5,5%) e Comércio (-4,0%), que também tiveram retração.

Por outro lado, a categoria “Demais”, que inclui companhias do setor financeiro, primário e terceiro setor, teve alta na demanda de 26,3%.

Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, micro e pequenas empresas, focadas no mercado interno, “acabam retraindo mais intensamente a sua demanda por crédito quando a economia brasileira entra em desaceleração”.

Em contrapartida, o especialista frisa que as médias e grandes empresas conseguem sustentar a procura por crédito pelo fato de exportarem parte de sua produção.

Leia também