O deputado americano Ro Khanna confirmou neste domingo, 12, que a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) busca no setor privado um comprador para o Silicon Valley Bank (SVB). É o segundo maior banco da história dos Estados Unidos a quebrar.
Com o colapso chocante do SVB,
executivos do setor financeiro estão levantando preocupações de que isso possa ter um efeito dominó em outros bancos regionais dos EUA se os reguladores não conseguirem encontrar uma solução imediata para proteger depósitos não garantidos.
De acordo com relatos internos, o credor inicial é o maior banco a falir desde a crise financeira de 2008. Essa falha não apenas agitou os mercados, mas também deixou bilhões de dólares pertencentes a empresas e investidores presos.
Sob alegação de que deve tirar o credor da crise financeira, a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) foi nomeada administradora judicial e disse estar buscando outro banco no fim de semana que estivesse disposto a se fundir com o Silicon Valley Bank.
O clima de preocupação em torno da falência do SVB se espalhou pelo mundo, já que os investidores se preocupam com a ampla zona de perigo do setor bancário global e, consequentemente, com o potencial efeito de transmissão.
Na tentativa de frear a crise e buscar restabelecer a confiança no sistema bancário americano, o governo Joe Biden disse, em uma ação extraordinária, que os clientes do SVB e do Signature Bank terão acesso a todo o seu dinheiro.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.