Inflação da Argentina se aproxima de 100% ao ano em janeiro de 2023

Alvo de constantes elogios do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Argentina registrou novo salto na inflação, com disparada ainda maior do que o previsto para o mês de janeiro, chegando perto dos 100% no acumulado dos últimos 12 meses.

Com a alta de 6% no mês, o índice ficou em 98,8% em 12 meses, aproximando-se do patamar dos três dígitos. Em 2022, o país encerrou o ano com 94,8% de inflação.

No início do mês, durante negociações em relacionadas ao congelamento de preços, o ministro da Economia Sergio Massa dizia esperar começar o ano com uma inflação mensal “com um 4 antes da vírgula”. O dado real frustrou a expectativa. Alberto Fernández esperava abrir o ano eleitoral com melhora econômica e com sinais claro de redução da inflação.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também