Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Economia

Paraguaios entram no Brasil para comprar gasolina e comida mais baratas

Mesmo com inflação brasileira em alta, valores conseguem ser mais em conta do que no país vizinho.

Clickfoz | Flickr

A queda no preço dos combustíveis no Brasil, especialmente após a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tem gerado alguns acontecimentos bem curiosos, sobretudo na região da fronteira com o Paraguai.

Nas últimas semanas, milhares de paraguaios estão entrando no Brasil para ir até Foz do Iguaçu (PR) abastecer o carro e fazer compras em supermercados.

Com a diminuição da gasolina, aumentou o movimento de veículos nos postos do município paranaense, que fica na fronteira com Ciudad del Este. Em alguns postos da região, a clientela de paraguaios já representa mais de 50% do público.

No Paraguai, onde há três tipos de gasolina, os valores variam, mas são todos mais altos do que no Brasil. O combustível mais barato custa cerca de R$ 6,69 e o mais caro por volta de R$ 7,80, conforme dados oficiais.

Os supermercados brasileiros também passaram a receber mais cidadãos do país vizinho. Os estabelecimentos situados na região da Ponte da Amizade são os que mais recebem os clientes estrangeiros.

A lista de produtos de preço bom para os paraguaios é grande. Vai desde frutas, verduras, café, chocolate e sucos a outros itens, mesmo com a inflação brasileira ainda em alta. Os paraguaios dizem que os preços aqui são 30% a 40% mais em conta.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Últimas

Fronteira vive escalada de violência desde a morte de 10 pessoas em Pedro Juan Caballero.

Últimas

Policiais federais saíram às ruas nesta quinta-feira (27) em diferentes áreas do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo...

Últimas

Nesta segunda-feira (24), o juiz Gustavo Amarilla acatou pedido do Ministério Público do Paraguai para soltar Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto de Assis,...

Últimas

No final da tarde desta terça-feira (7), a Justiça do Paraguai concedeu prisão domiciliar ao ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Seu irmão, Assis Pereira,...

----- CLEVER ADS -----