Comissão de Ética da Presidência investigará ministro das Comunicações

A Comissão de Ética da Presidência da República abriu nesta última terça-feira (28) um procedimento que investigará o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A apuração será conduzida pelo próprio Executivo federal. Assim, o chefe da pasta passa a ser o primeiro investigado da nova gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Juscelino Filho tem sido alvo de suspeitas de irregularidades em viagens. As denúncias surgiram após reportagens revelarem que dos quatro dias de uma viagem realizada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), três foram dedicados a compromissos com cavalos de raça. Ainda há acusações sobre uma ida ao Maranhão e possíveis ressarcimentos ilegais de diárias.

Acerca da investigação, o ministro publicou em suas redes sociais que, “de maneira séria e isenta, deixará claro, mais uma vez, que não houve qualquer irregularidade, tanto no uso da FAB como no lançamento das diárias de forma automática pelo sistema, uma falha que já foi identificada e corrigida, como já esclareci”.

Após uma reunião em 6 de março, Lula decidiu mantê-lo no cargo. O mandatário entendeu que seu aliado merecia uma espécie de sobrevida à frente da pasta e quis evitar mais conflitos com o União Brasil, partido ao qual Juscelino Filho é filiado.

Leia também