Dilma vai à China com Lula para sacramentar indicação ao banco do BRICS

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pegará uma “carona” no avião presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim de março em uma viagem à China.

O objetivo da ida ao país asiático será sacramentar a indicação da petista para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), chamado de Banco do BRICS. Como se sabe, o BRICS é um bloco formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

O nome de Dilma ao posto mais alto da instituição já tem sido motivo de conversa entre reuniões bilaterais promovidas pelo governo federal.

Recentemente, o ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa, elogiou a indicação da ex-presidente em uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em Buenos Aires.

O tema também foi explorado durante a conversa com Enoch Guandongwana, ministro da Economia da África do Sul. Fontes alegam que o sul-africano teria demonstrado apoio ao nome de Dilma para a chefia do banco.

Na semana passada, em entrevista à CNN Brasil, Lula reforçou que pretende lançar sua aliada para o posto internacional do BRICS. “Ela é muito competente tecnicamente. Se for presidente do BRICS, será uma coisa maravilhosa para o BRICS e para o Brasil”, disse o presidente na ocasião.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também