Lula diz que Venezuela e Cuba pagarão dívidas com BNDES: “Países amigos”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (6) que países como Cuba e Venezuela vão pagar as dívidas que têm com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A fala foi proferida no Rio de Janeiro (RJ), durante a posse de Aloizio Mercadante (PT) como novo presidente da instituição.

“Eu tenho certeza que, no nosso governo, esses países vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES”, declarou o presidente.

De acordo com Lula, o BNDES foi “vítima de um processo de difamação muito grave” ao longo dos últimos anos.

“As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada”, afirmou.

Ao falar sobre empréstimos a países vizinhos, o petista disse que o banco “financiou serviços de engenharia” em 15 países da América Latina e do Caribe entre 1998 e 2017, e que esses contratos “deram lucro”.

Lula acrescentou que o BNDES “nunca deu dinheiro para países amigos do governo” e jogou a responsabilidade para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teria “cortado relações com esses países e não cobrado os empréstimos”.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também