Ministério da Saúde vai parar de divulgar dados diários da Covid-19

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai mais divulgar os dados diários sobre a covid-19 no Brasil.

A interrupção será feita a partir do dia 3 de março. Com isso, os boletins passarão a ser publicados semanalmente.

As informações que serão divulgadas nos próximos documentos serão as mesmas de sempre: casos, óbitos, avanço da vacinação, etc.

De acordo com o Ministério da Saúde, três situações motivaram a decisão: somente 9 estados atualizam os dados diariamente; 18 estados não informam os dados nos finais de semana, sendo que, desses 18, ao menos três reportam as informações apenas uma vez por semana.

Na avaliação da pasta, essa mudança vai ajudar a transparecer um cenário mais real da situação da pandemia. Vale lembrar que o governo federal depende dos estados para abastecer os sistemas de informações sobre o coronavírus.

A mudança foi apresentada na última quinta (16) pelo diretor de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A proposta recebeu o aval de representantes do governo federal, dos estados e dos municípios.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também