Internacional

Biden condena 'ataques horríveis', diz que Israel tem direito de defesa e promete apoio

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu uma nota oficial neste sábado (7), condenando veementemente os ataques “horríveis” perpetrados pelo grupo terrorista Hamas contra o Estado de Israel. Ele enfatizou que Israel tem o direito legítimo de se defender diante dessas agressões.

“Os EUA condenam este terrível ataque contra Israel perpetrado por terroristas do Hamas. Deixei claro ao primeiro-ministro Netanyahu que estamos prontos a oferecer todos os meios apropriados de apoio ao governo e ao povo de Israel”, afirmou o mandatário.

Também reforçou que o terrorismo “nunca pode ser justificado” e reiterou “o direito de Israel de proteger a si mesmo e seu povo”.

Biden já havia conversado mais cedo com o primeiro-ministro israelense, e durante a chamada, o presidente dos EUA enfatizou que o apoio dos Estados Unidos à defesa de Israel continua “sólido e inabalável”.

A declaração do chefe da Casa Branca ainda destacou que sua equipe está monitorando de perto a situação no Oriente Médio e continuará mantendo um “contato estreito” com o premiê Benjamin Netanyahu.