REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Brasileiros tomam as ruas no 7 de setembro em apoio a Bolsonaro, diz New York Times: ‘Mar de pessoas de verde e amarelo’

Jornal norte-americano lista manifestação como uma das maiores já realizadas em defesa ao ex-presidente.

Foto: Lucas Colodete/Conexão Política
Foto: Lucas Colodete/Conexão Política

O The New York Times reportou que milhares de brasileiros foram às ruas no domingo (7), Dia da Independência, em manifestações de apoio e rejeição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o jornal, as imagens aéreas mostraram que os apoiadores superaram de forma expressiva os opositores, formando um “mar de pessoas de verde e amarelo” em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro, além de outras capitais.

O periódico norte-americano descreveu o ato como um dos maiores já realizados desde o início do processo judicial contra Bolsonaro, que entra em sua semana final no Supremo Tribunal Federal. O julgamento deve resultar em condenação por tentativa de golpe após as eleições de 2022, com possibilidade de mais de 40 anos de prisão.

De acordo com a reportagem, os protestos ocorreram em clima festivo e pacífico, com discursos de líderes políticos de direita e a presença dos filhos do ex-presidente. Vendedores ambulantes comercializaram churrasquinho, pipoca e cerveja, enquanto manifestantes levantaram bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. Em São Paulo, uma bandeira americana gigante foi carregada sobre a multidão.

Apesar da inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, muitos participantes endossaram esperança na restauração de seus direitos políticos. Alguns citaram a Casa Branca e o presidente Donald Trump como aliados. “É perseguição política. E Trump está nos ajudando, ele vê o que está acontecendo aqui”, disse ao jornal Davidson Roque, 36, vendedor de comida que participou do ato enrolado na bandeira americana.

Do outro lado, os protestos contra Bolsonaro reuniram grupos de esquerda, intelectuais e ativistas no Rio de Janeiro. O jornal registrou cartazes com a frase “derrotar Trump” e ilustrações de Bolsonaro atrás das grades. Os manifestantes pediram a condenação do ex-presidente e criticaram as tentativas ações dos EUA no processo judicial.

O New York Times também mencionou que a discussão sobre uma possível anistia a Bolsonaro e a seus aliados ganhou força no Congresso. O assunto é visto como central para o futuro político do ex-presidente, uma vez que pode evitar a prisão, mas também o impedir de disputar eleições novamente.