FICOU DE FORA

Bukele justifica ausência em assembleia da ONU: ‘Inútil’ e ‘perda de tempo’

Aliado de Trump, presidente de El Salvador já havia usado tribuna em 2024 para criticar censura e avanço do crime organizado.

Foto: Raul Millenno
Foto: Raul Millenno

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou neste sábado (27) que não compareceu à Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York por considerar o evento “inútil”.

Em publicação no X/Twitter, o líder salvadorenho disse que não queria “perder tempo” com a reunião e ironizou. “Desta vez, não fui à Assembleia Geral das Nações Unidas. Achei inútil este ano, mas você sempre pode assistir ao discurso do ano passado se quiser perder tempo como eu”.

A mensagem foi acompanhada de um vídeo com trechos de sua fala em 2024 na tribuna da ONU. No discurso, Bukele declarou que “o mundo livre não é mais livre”, afirmando que as ruas estariam “nas mãos de gangues, crime organizado e drogas”, enquanto as redes sociais estariam sendo forçadas pelos governos a “censurar seus usuários”.

Bukele é considerado o aliado mais próximo dos Estados Unidos na América Central. O presidente Donald Trump, que também criticou a ONU nesta semana, tem reiterado sua admiração pelo mandatário salvadorenho, que consolidou uma imagem de parceria estratégica com Washington.

O presidente mantém índices elevados de aprovação popular em El Salvador devido à política de repressão às gangues. A estratégia reduziu em curto prazo os índices de violência no país, que historicamente se posicionava entre os mais violentos do mundo.