Dizer que Lula ‘papagueia’ Rússia é absurdo dos EUA, diz Amorim

Assessor especial do Planalto criticou falas do porta-voz da Casa Branca sobre ações do petista.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, afirmou que é “um absurdo a fala dos Estados Unidos” de que o presidente Lula se comporta como um “papagaio” de propaganda da China e da Rússia.

Conforme noticiado por este jornal digital, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, rebateu acusações do petista e disse que Lula “repete a propaganda russa e chinesa igual um papagaio sem olhar para os fatos”.

Nesta terça-feira (18), em entrevista à GloboNews, Amorim declarou que “dizer que [Lula] papagueia a posição russa é totalmente absurdo” e não reflete a realidade, uma vez que o Palácio do Planalto condenou em diversos momentos a invasão no território da Ucrânia.

“O presidente Lula sempre fez questão de dizer que o uso da força e a questão da integridade territorial dos Estados, no conjunto da carta da ONU, são princípios fundamentais. Nós não somos nada, absolutamente nada, condescendentes com isso [invsão]”, disse Amorim.

De acordo com o assessor do petista, os EUA exageraram na interpretação das declarações do mandatário brasileiro. Para ele, não se pode fazer drama em cima disso e o trabalho precisa continuar.

“Nós não vamos ficar presos ao que disse o porta-voz da Casa Branca. […] Acho que nós temos que olhar para o futuro e pensar quais são as condições que permitam que haja uma conversa”, completou.

Leia também