TENSÃO GLOBAL

Donald Trump ameaça tarifar países alinhados ao Brics em 10%

Presidente dos EUA reage à declaração conjunta do bloco e volta a associar grupo a políticas ‘antiamericanas‘.

Foto: Daniel Torok/OWHP
Foto: Daniel Torok/OWHP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), externou neste domingo (6) que qualquer país que se alinhar às “políticas antiamericanas do Brics” será alvo de uma tarifa adicional de 10% sobre produtos exportados aos EUA.

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.

A fala ocorre no mesmo dia em que o Brics emitiu um comunicado conjunto reafirmando o direito de cada país estabelecer seus próprios marcos regulatórios para a inteligência artificial. O grupo também defendeu mecanismos de proteção a direitos autorais diante do avanço das plataformas de IA generativa.

Declaração final do Brics

O bloco — formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países recém-integrados — divulgou neste domingo a declaração final da cúpula. O documento condena a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional” e aponta “implicações negativas” de tais ações. Não há menção direta à medida anunciada por Trump.

A linguagem do texto, ainda assim, foi interpretada como uma tentativa de resposta indireta à escalada retórica do presidente norte-americano, que já havia ameaçado o grupo em ocasiões anteriores.

Ameaças anteriores

Esta não é a primeira vez que Trump adota esse tipo de posicionamento em relação ao Brics. Em janeiro e fevereiro deste ano, ele sugeriu a aplicação de uma tarifa de até 100% sobre países do bloco caso avançassem com a proposta de criação de uma moeda alternativa ao dólar. Na época, o Brics reagiu por meio de nota, sem menção direta ao presidente dos EUA, mas criticando o que classificou como “extremismo”.