Embaixador da Noruega diz que espera redução do desmatamento no Brasil

País condiciona o envio de novas doações a resultados melhores no combate à destruição ambiental.

O embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne, disse nesta última quinta (13) que tem grande expectativa sobre uma redução dos níveis de desmatamento no Brasil.

A fala foi proferida no contexto de uma resposta a um jornalista que o questionou acerca do aumento das áreas destruídas na Amazônia no primeiro trimestre deste ano.

A Noruega é um dos principais doadores do Fundo Amazônia e sempre coloca como condição à liberação de mais verbas um resultado efetivo do combate ao desmate.

“Esses números foram reportados como ruins também na Noruega. Mas não dá para fazer avaliação concreta nesse momento. Ainda há grandes expectativas em relação ao governo Lula quanto a parar o desmatamento”, afirmou Odd Magne durante um evento em Brasília (DF).

O representante diplomático também afirmou que seu país ficou “extremamente satisfeito” com o restabelecimento do Fundo Amazônia neste terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nos últimos meses, a Noruega desbloqueou quase R$ 4 bilhões que haviam sido doados para o Fundo Amazônia mas estavam paralisados diante das incertezas sobre a agenda ambiental do Brasil.

Conforme noticiado pelo Conexão Política, o início de 2023 tem registrado o pior índice de desmatamento na Amazônia desde 2016, conforme dados do sistema Deter, pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia também