PACTO INTERNACIONAL

Estados Unidos assinam acordo para que solicitantes de asilo político façam pedidos no Paraguai

Chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio informou que haverá cooperação mútua em ‘muitos outros temas’.

Foto: Divulgação/Governo do Paraguai
Foto: Divulgação/Governo do Paraguai

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, assinaram nesta quinta-feira (14), em Washington, um Acordo de Terceiro País Seguro (STCA, na sigla em inglês). O mecanismo prevê que requerentes de asilo de outras nacionalidades possam formalizar pedidos de proteção aos EUA a partir do território paraguaio.

Durante a cerimônia, o secretário-adjunto de Segurança Interna, Troy Edgar, destacou a relevância do tratado. “O secretário e eu temos nos concentrado muito em estabelecer acordos seguros com terceiros países na América Latina, América do Sul e até mesmo na África. Portanto, este foi um grande passo para nós”, disse, em declaração publicada pelo Departamento de Estado. Segundo ele, a medida visa reduzir a sobrecarga no sistema migratório norte-americano.

Edgar também afirmou que o sistema de asilo sofreu “abusos significativos no governo anterior” e que a assinatura com o Paraguai representa o início de um processo para “aliviar a carga sobre a Segurança Interna e garantir o benefício a quem realmente merece”.

O chanceler paraguaio, Rubén Ramírez, por sua vez, declarou que o acordo materializa um “profundo compromisso” do governo de Santiago Peña não apenas com programas de migração, mas também com a segurança regional.

O entendimento ergue ainda mais a aproximação da gestão Trump com líderes de direita na América Latina. O republicano já havia firmado acordo semelhante com El Salvador e, no fim de julho, anunciou a reinclusão da Argentina no Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program), retirado do país em 2002.