Internacional

EUA criticam Brasil por abrigar navios do Irã: 'Mensagem errada ao mundo'

Desde 26 de fevereiro, duas embarcações de guerra iranianas estão atracadas no porto do Rio de Janeiro.

O governo dos Estados Unidos afirmou que o Brasil envia uma “mensagem errada” ao mundo quando decide abrigar navios de guerra do Irã desde 26 de fevereiro.

A fala foi proferida pela porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em uma entrevista coletiva com repórteres na sede da Presidência dos EUA.

Segundo Jean-Pierre, o Brasil é uma nação soberana, livre para tomar suas próprias decisões e fazer escolhas. No entanto, está indo “na direção errada” quando permite acolher em seu território embarcações de um Estado terrorista.

“Hospedar embarcações navais iranianas pertencentes a um regime que está reprimindo brutalmente seu próprio povo, fornecendo armas à Rússia para uso em sua guerra contra a Ucrânia, se envolvendo em terrorismo e na proliferação de armas em todo o mundo envia a mensagem errada”, declarou a porta-voz.

Conforme noticiado pelo Conexão Política, o governo federal autorizou no fim de fevereiro a ancoragem de dois navios de guerra do Irã no porto do Rio de Janeiro (RJ), ignorando diversas recomendações internacionais. A decisão do Brasil também foi criticada por Israel, que a chamou de “perigosa” e “lamentável”.


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.