Internacional

EUA registram menor nível de cidadãos que creem em Deus em quase 80 anos

Queda mais acentuada ocorreu entre jovens adultos, 'progressistas' e simpatizantes do Partido Democrata.

Uma pesquisa do instituto Gallup aponta que, nos Estados Unidos, o número de cidadãos que acreditam em Deus caiu para o menor nível já registrado nos últimos 78 anos.

De acordo com a sondagem, 81% dos adultos norte-americanos acreditam em Deus, independentemente de crença. O número representa uma queda de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em 2017.

Entre 1944 e 2011, o número de pessoas que acreditavam em Deus era superior a 90%. A crença em Deus caiu mais entre os jovens adultos, esquerdistas e simpatizantes do Partido Democrata. O recuo foi de dez ou mais pontos percentuais em comparação à última pesquisa.

Por outro lado, simpatizantes ao conservadorismo e ao Partido Republicano relataram pouca mudança no nível de fé em Deus, refletindo que a religiosidade é um dos principais determinantes das divisões políticas nos EUA.

“Embora a crença em Deus tenha declinado nos últimos anos, a Gallup documentou quedas mais acentuadas na frequência à igreja, filiação à igreja e confiança na religião organizada , sugerindo que a prática da fé religiosa pode estar mudando mais do que a fé básica em Deus”, diz o estudo.

Eis a íntegra da pesquisa.