
O bilionário Elon Musk lançou na madrugada desta terça-feira (28) a Grokipedia, uma enciclopédia online alimentada por inteligência artificial, criada como alternativa à Wikipedia. A plataforma, baseada no modelo de linguagem do chatbot Grok, foi inaugurada sem alarde, dias após o cronograma inicial, e já no lançamento registrava mais de 885 mil documentos gerados.
A Grokipedia opera sob o guarda-chuva da xAI, empresa de inteligência artificial criada por Musk, e pretende apresentar informações com menor grau de filtragem ideológica, segundo o próprio fundador. Em sua primeira versão, intitulada “Grokipedia v0.1”, a página traz uma interface simples, com apenas uma caixa de busca.
Críticas à Wikipedia
Musk vem se opondo há anos à forma como a Wikipedia retrata sua biografia e determinadas pautas ideológicas. Em postagens anteriores, acusou a enciclopédia colaborativa de operar sob “viés progressista” de extrema esquerda e chegou a sugerir o fim do financiamento da plataforma até que “o equilíbrio fosse restaurado”.
A Grokipedia, por sua vez, adota um tom mais neutro. Um exemplo é o verbete sobre “gênero”, definido como “classificação dicotômica de humanos como homens ou mulheres com base no sexo biológico”, na contramão da definição adotada pela Wikipedia.
No verbete sobre Elon Musk, a plataforma descreve seus esforços com inteligência artificial como orientados para a “busca da verdade”, e se opõe à regulamentação estatal. “Através do xAI, Musk está projetando o Grok para buscar a verdade e reduzir a censura”, afirma um trecho.
Presença do Conexão Política
Mesmo em fase inicial, a Grokipedia já apresenta conteúdos sobre veículos de imprensa de vários países. Em uma das páginas, há menção ao Conexão Política, citando este portal como alvo de perseguição política, desmonetização e sucessivas tentativas de censura. A enciclopédia menciona os ataques realizados pela milícia digital Sleeping Giants, que buscou inviabilizar financeiramente o Conexão Política, em casos relacionados à liberdade de expressão no Brasil.
Na plataforma de Elon Musk, o Conexão Política é citado ao lado de grandes veículos estrangeiros, como Fox News (EUA) e CNews (França), todos esses veículos atingidos por ações coordenadas com impacto direto na liberdade de imprensa.
Versão preliminar e críticas
Apesar da proposta ambiciosa, a Grokipedia ainda está na fase Beta, que é um recurso de testes iniciais. Com o lançamento, o cofundador da Wikipedia, Jimmy Wales, comentou recentemente o projeto de Musk. Em entrevista ao Washington Post, disse estar cético com a desenvoltura da rede. “Estou curioso sobre a Grokipedia, mas não tenho grandes expectativas. O modelo de linguagem de IA não é suficiente para escrever uma enciclopédia. Haverá muitos erros.”
Futuro da Grokpedia
A Grokipedia integra o ecossistema de produtos desenvolvidos por Elon Musk sob a marca X, com o intuito de, conforme ele próprio, criar um ambiente digital autossuficiente e dissociado das grandes plataformas tradicionais. A iniciativa ainda não possui diretrizes editoriais claras nem acesso público completo aos dados.
De antemão, Musk usou as redes sociais para afirmar que toda a estrutura desenvolvida é baseada em código aberto e, com isso, garantirá que qualquer pessoa possa acessar os dados desde a fase inicial do projeto. Ele também falou que todos os recursos serão gratuitos e estarão disponíveis integralmente, de ponta a ponta.