O Brasil comemora nesta quarta-feira (7) o bicentenário da independência, ocorrido em 1822. Diversas autoridades internacionais e chefes de Estado manifestaram votos de parabéns ao governo brasileiro.
A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, enviou uma mensagem ao país, relembrando a visita realizada em 1968, quando ela permaneceu 11 dias em solo brasileiro.
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, declarou a monarca.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, citou o aprofundamento das relações estratégicas e econômicas entre Washington e Brasília.
“Em nome dos Estados Unidos da América, parabenizo o povo do Brasil pelos 200 anos de sua independência em 7 de setembro. Como as duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, os Estados Unidos e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todas as pessoas”, disse ele.
“Os Estados Unidos e o Brasil continuam trabalhando para aprofundar nosso vital relacionamento estratégico e econômico. Juntos, nossos países podem garantir a paz e a segurança regionais, promover os direitos humanos e a justiça racial e construir um futuro seguro, saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações. Os Estados Unidos apresentam seus melhores votos ao povo do Brasil na celebração do bicentenário de sua independência”, acrescentou.
Em uma postagem feita pela Embaixada da China no Brasil nas redes sociais, o líder comunista Xi Jinping afirmou torcer pela prosperidade do Brasil e pela felicidade da população.
“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil, e gostaria de trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo e profundo de Parceria Estratégica Global China-Brasil e trazer maiores benefícios para os nossos países e povos”, diz o texto.
A diplomacia da Argentina também enviou saudações em nome do governo do presidente Alberto Fernández.
“Saudamos o povo brasileiro e seu governo por ocasião da comemoração dos 200 anos de sua independência. Continuaremos trabalhando para uma integração cada vez mais forte”, afirmou.
Conforme noticiado por este jornal digital, o ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que deixou o poder em 2021, manifestou apreço pela data comemorativa.
“Parabéns ao povo do Brasil e ao meu amigo, o presidente Bolsonaro. Vocês estão comemorando agora 200 anos de independência. O Brasil é um país maravilhoso, é um amigo maravilhoso do Estado de Israel, e todos nós desejamos o melhor para os próximos 200 anos”, falou.
O governo federal também recebeu felicitações das chancelarias de países como Peru, México, Rússia e Índia.