
O papa Leão XIV fez nesta segunda-feira (12) seu primeiro pronunciamento voltado à imprensa desde sua eleição, na última quinta-feira (8). Em discurso no Vaticano, o novo pontífice agradeceu o trabalho dos jornalistas que cobriram o funeral do papa Francisco e o processo do conclave, e fez uma defesa explícita da liberdade de expressão e de opinião em escala global.
“Obrigado, queridos amigos, pelo serviço que prestaram à verdade. Vocês estiveram em Roma nestas semanas para mostrar a Igreja em sua diversidade e em sua unidade”, declarou o papa.
O líder da Igreja Católica elogiou a dedicação dos profissionais da mídia, mencionando que muitos enfrentaram longas jornadas de trabalho e cansaço sem deixar de relatar os acontecimentos. Leão XIV também utilizou uma metáfora bíblica para se referir ao papel dos meios de comunicação em cenários polarizados. “Os meios de comunicação podem nos ajudar a sair da Torre de Babel em que às vezes nos encontramos”, disse, fazendo menção às dificuldades causadas por “narrativas ideológicas e tendenciosas”.
Ele acrescentou que “a liberdade de opinião e de expressão é uma das bases fundamentais da convivência humana” e externou que os jornalistas têm uma missão para promover a verdade em sociedades democráticas e pluralistas.
Em tom cordial, Leão XIV afirmou ainda que ele e os profissionais da imprensa “terão tempo para se conhecer melhor”, sinalizando abertura ao diálogo e transparência durante seu pontificado. O novo papa, nascido nos Estados Unidos, é o primeiro norte-americano a ocupar a liderança da Igreja Católica e foi eleito no segundo dia de conclave.