O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, proferiu um discurso no Parlamento britânico nesta quarta-feira (8). Ele chegou ao Reino Unido mais cedo a convite do primeiro-ministro Rishi Sunak.
Em sua fala, o mandatário afirmou que a liberdade vencerá a guerra e que a “Rússia vai perder”. Zelensky acrescentou que a vitória ucraniana na guerra “será um aviso para todos” que tentarem “atacar a ordem” e “usar da força” para atingir seus objetivos.
“Será uma vitória sobre a própria ideia da guerra. Depois que vencermos, qualquer agressor, não importa, grande ou pequeno, saberá o que o espera se atacar a ordem internacional”, disse ele.
O presidente também agradeceu ao Reino Unido pelo apoio desde o começo do conflito e afirmou que ambos os países estão “marchando em direção, creio eu, à vitória mais importante de nossas vidas”.
Além do compromisso no Parlamento, Zelensky também deve ter algumas reuniões com representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e fortalecer parcerias na área militar.
Ele também deve assistir ao treinamento das tropas ucranianas, que estão sendo orientadas pelas Forças Armadas do Reino Unido. Depois disso, deve se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Esta é a segunda viagem de Zelensky ao exterior desde o início da guerra contra a Rússia. A primeira foi em dezembro do ano passado, aos Estados Unidos, quando se reuniu com Joe Biden.