Internacional

Sentindo-se ameaçado, Xi Jinping bloqueia site oficial de Narendra Modi na China

O ditador comunista chinês Xi Jinping bloqueou na China o site oficial do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e censurou os discursos e declarações de Modi nas mídias sociais sobre os conflitos na fronteira entre os dois países, informou o Opindia.

O Partido Comunista Chinês tem regras rígidas em relação à permissão de acesso ao conteúdo da Internet para a população na China. Ele regula e censura fortemente o uso doméstico da Internet e bloqueia ativamente quaisquer sites ou links vistos como contrários à narrativa do partido comunista. A combinação de toda essa censura regulatória ou tecnológica é frequentemente chamada de ‘O Grande Firewall da China’.

O bloqueio pode ser confirmado pelo site chinafirewalltest, uma ferramenta que informa se um site está bloqueado pela China ou não. Ao testar o site narendramodi.in, ele informa que “nenhum servidor foi capaz de acessar seu site. Isso significa que seu site provavelmente NÃO é acessível na China continental”.

Durante os testes, descobriu-se não apenas que o site de Narendra Modi foi bloqueado, mas que o site de Rahul Gandhi foi “aprovado” pelo Grande Firewall da China.

A Indus Scrolls informou que há laços estreitos entre o Congresso indiano e o Partido Comunista da China. Em 7 de agosto de 2008, o secretário-geral do Congresso indiano, Rahul Gandhi, assinou um raro e crucial memorando de entendimento com o Partido Comunista Chinês para “promover intercâmbios em vários níveis”. Rahul Gandhi assinou o memorando de entendimento com Wang Jia Rui, ministro do departamento internacional do PCC na presença de Sonia Gandhi e do então vice-presidente chinês, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo em Pequim. O líder do Congresso, Anand Sharma, também fez parte da delegação indiana.

Novas alianças

Xi Jinping se sente pessoalmente ameaçado pelo primeiro-ministro Modi, que tem se aproximado de líderes de países democráticos como os EUA e Brasil, despertando a ira do ditador comunista chinês que vê seus domínios e planos expansionistas geopolíticos irem por água abaixo.

Depois das reações de Xi Jinping diante da crise de saúde e econômica causadas pela pandemia de coronavírus chinês, o mundo pôde ver as motivações obscuras do Partido Comunista Chinês. Como consequência, muitos países se voltaram contra a o governo do Partido Comunista Chinês, buscando novas alianças entre si para solucionar e superar os problemas que abalaram o mundo.

Entre esses países, a Índia – que é uma grande potência desse século – se aproximou das potências ocidentais democráticas, prejudicando seriamente a imagem e as ambições de Xi Jinping de dominar o mundo e a Índia.