Foto: USAID U.S./Flickr
Foto: USAID U.S./Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, “precisa ficar atento” e “tomar cuidado”.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa convocada após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro por forças norte-americanas em Caracas.

Ao responder a questionamentos de jornalistas, Trump acusou diretamente o governo colombiano de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. Segundo ele, haveria rotas e instalações em território colombiano dedicadas à produção de cocaína, que estariam abastecendo o mercado norte-americano.

O presidente afirmou que mantém todas as declarações feitas anteriormente sobre o país e disse que Petro “deveria cuidar do próprio traseiro”, em referência às acusações feitas pelo esquerdista.

Nas redes sociais, Petro tem classificado as ações de Washington como um ataque direto à soberania venezuelana e afirmou que a postura dos Estados Unidos poderia desencadear uma crise humanitária de grandes proporções na América Latina.