ACENO REPUBLICANO

Trump publica carta aberta a Bolsonaro: ‘Este julgamento deve terminar imediatamente’; leia a íntegra

Presidente dos EUA volta a alegar que Bolsonaro sofre perseguição, fala em decisões ilegais no Brasil, critica ataques à liberdade de expressão e diz estar observando situação de perto.

Foto: OWHP
Foto: OWHP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta quinta-feira (17), por meio da rede Truth Social, uma carta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na qual manifesta apoio ao aliado brasileiro e critica o atual governo do país.

No texto, Trump afirma acompanhar com “preocupação” o cenário político brasileiro, classificando como “tratamento terrível” a forma como Bolsonaro tem sido alvo de processos judiciais e ataques por parte do que chama de “sistema injusto”. O norte-americano também diz não se surpreender com o fato de Bolsonaro continuar liderando as pesquisas de intenção de voto.

“Você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu o chefe da Casa Branca. Na mensagem, Trump afirma ainda que tem “expressado fortemente” sua desaprovação às ações do governo brasileiro, tanto em declarações públicas quanto por meio da política tarifária adotada contra o Brasil.

Na carta, ele associa as sanções comerciais impostas ao país à reação contrária às decisões políticas internas. “Tenho expressado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária”, diz Trump. Em outro trecho, o presidente norte-americano declara: “Este julgamento deve terminar imediatamente!”.

Trump também demonstra preocupação com os ataques à liberdade de expressão em território brasileiro. “Estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — oriundos do governo atual”, escreveu. Para ele, é necessário que o Brasil mude de rumo e interrompa o que descreve como “regime de censura ridículo”.

A carta foi finalizada com um tom elevado: “Estarei observando de perto”. Trata-se de mais um movimento público de Trump em defesa de Bolsonaro, pela sexta vez consecutiva, em meio a um momento de tensão diplomática entre os dois países, impulsionado também pelo anúncio de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, em vigor a partir de agosto.

Leia a íntegra da carta aberta:

O Honorável Jair Messias Bolsonaro

38º Presidente da República Federativa do Brasil

Brasília

Prezado Sr. Bolsonaro,

Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.

Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — oriundos do governo atual. Tenho expressado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária.

É meu sincero desejo que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e ponha fim a esse regime de censura ridículo. Estarei observando de perto.

Atenciosamente,

Donald J. Trump

Presidente dos Estados Unidos da América