Uma pesquisa realiza pelo Wall Street Journal em parceria com a NBC News mostrou que, apesar de desaprovado por mais de 50%, o presidente Donald Trump encontra um cenário favorável para uma reeleição em 2020.
A prosperidade econômica dos Estados Unidos é um dos grandes motivos. O país passa pelo menor nível de desemprego desde os anos 90 e os americanos tiveram 1 aumento de 3,2% nos salários nos últimos 12 meses.
Uma análise feita pelo Axios indicou que desde Franklin Roosevelt, (presidente de 1933 a 1945) todos os presidentes norte-americanos que não apresentaram recessão no ano anterior ao pleito foram reeleitos.
Eis o desempenho de Trump no levantamento quando é questionada sua atuação na área econômica do país:
Para o site de notícias [Axios], a derrota de Trump seria uma “ruptura com a história recente” norte-americana.
O Axios ainda apontou alguns bons motivos que podem contribuir para a reeleição de Trump:
— A economia cresceu 2,3% durante o 1º ano completo de Trump, e mais 2,9% em 2018 — um pouco menos do que os 3% prometidos pela Casa Branca, mas ainda com o maior ritmo anual desde 2015.
— O desemprego está em entre os mais baixos em 50 anos e o crescimento do número de empregos que começou na gestão Obama se mantém há 103 meses.
— Pela própria orientação do BC americano, as taxas de juros permanecerão baixas por mais algum tempo. A inflação está baixa e controlada e os comerciantes estão apostando que os juros caiam, inclusive.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR