Pedidos de investigação contra Bolsonaro vão à 1ª Instância

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou para a primeira instância seis pedidos de investigação protocolados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Imagem Responsiva Rotativa

Ao menos cinco ações foram apresentadas em torno dos atos de 7 de Setembro.

De acordo com a magistrada, o fim do mandato de Bolsonaro e, consequentemente, o encerramento do foro privilegiado, faz com o STF não tenha mais competência legal para analisar os pedidos de investigações contra o ex-chefe da nação.

— Consolidado é, pois, o entendimento deste Supremo Tribunal de ser inaceitável em qualquer situação, à luz da Constituição da República, a incidência da regra de foro especial por prerrogativa da função para quem já não seja titular da função pública que o determinava — escreveu Cármen.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também